COMO PARTICIPAR MELHOR NA EUCARISTIA
· Ao ires de casa para a Igreja, prepara o teu coração : vais celebrar a fé e encontrar-te com o Senhor e com os irmãos.
· O Dia do Senhor é um dia festivo : isso deve manifestar-se , também, no modo com te vestes (quando és convidado para uma festa, não minimizas a tua “toilette”). Em todo o caso, não te equivoques : não vais para a praia ou praticar desporto.
· Sê pontual : se chegas quando a celebração já começou vais, de algum modo, perturbar ou distrair os outros, além de que o Senhor que te convida é a pessoa mais importante e amorosa que jamais existiu.
· Ocupa um lugar livre, começando pela frente : uma comunidade reunida que se coloca à distância não parece uma assembleia unida na fé e no amor do Senhor.
· Concentra-te um pouco e repara no ambiente que foi especialmente preparado para aquela celebração : antegoza a maravilha dessa reunião de família de Deus (como é bom e agradável reunirem-se os irmãos...)
· Se chegares antes da hora, poderás beneficiar de uma preparação especialmente no canto, que te ajudará a participar mais intensamente : as coisas boas costumam ter vésperas ...
· A missa dominical é uma celebração comunitária : não participes como se fosse um mero acto de piedade individual, mas une-te aos irmãos na oração, nas atitudes e no canto comuns. Não é preciso que toda a assembleia ouça a tua voz, basta que a ouça o teu vizinho - és membros de uma assembleia que louva a uma só voz : que bela é essa voz !
· Se sentes necessidade de tossir, tapa a tua boca com um lenço; e se te vais assoar, fá-lo com o mínimo de ruído e em momento oportuno (não quando se proclamam as leituras, se profere a homilia ou quando se está em silêncio) : prejudicas-te a ti mesmo e aos outros.
· Não sejas indiferente ao que se passa à tua volta, a alguém que se sente mal, a uma criança que corre, a um idoso que não tem onde se sentar, a alguém que perturba a assembleia : tu és membro responsável desta família.
· Se não és surdo, não precisas de acompanhar a missa pelo missal (o missal popular é muito útil para preparares, em casa a tua participação) : a Palavra que ouves é uma Palavra viva, transmitida pelo ministério do leitor.
· Leva já preparada a tua oferta, escusando deteres quem recolhe as ofertas ou dares espectáculo, rebuscando nos bolsos, procurando a carteira ou fazendo trocos : a tua oferta faz parte da tua participação; se foi preparada, tornar-se-á mais consciente.
· Não repitas as palavras do sacerdote, mas ouve-as com atenção (e em tensão), manifestando a tua adesão mediante as aclamações.
· Quando rezas o Pai-nosso não abras as mãos, mas contempla as mãos abertas do sacerdote presidente da assembleia, que recolhe e orienta a tua oração e a de toda a assembleia. Junta as tuas mãos, juntas elas têm um significado muito profundo : a tua entrega ao Senhor).
· Quando saúdas ao irmãos no momento da paz de Cristo, não precisas de cumprimentar todas as pessoas da Igreja : sendo assim tão rigoroso deverias cumprimentar todos os homens. Saúda o que está próximo de ti, com um coração aberto a todo, filhos de Deus, reunidos por Cristo.
· Não te aproximes da mesa eucarística sem seres convidado : mas confessa a tua humildade, seguindo o exemplo do centurião do Evangelho, aproxima-te em procissão, com os teus irmãos, depois do presidente dizer “Felizes os convidados...”.
· Canta durante a comunhão ou louva Aquele que o mundo inteiro não pode conter e habita em ti e conserva-te de pé enquanto os teus irmãos caminham para a mesa santa : a comunhão é um acto comunitário, o mais profundo e sério, deverá, por isso, assim ser vivido.
· Não saias da Igreja antes da bênção e da despedida : os avisos interessam-te, porque tudo o que diz respeito a esta tua família, é importante para ti.
· Não saias apressado : se calhar, podes permanecer um pouco em oração (não arde também o teu coração ?!...); ou podes cumprimentar os teus conhecidos, ou um estranho... (a nossa comunhão humana ficou mais forte e tem consequências sociais).
Transcrito de S. D. L.
(in “Voz Portucalense” : nº 33)
Sem comentários:
Enviar um comentário