Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Se Deus é bom, porque permite o mal?

 

Porquê é que Deus permite o mal?

Deus é o Senhor e Criador de tudo e de todos. Todas as criaturas manifestam as perfeições do Seu Criador: harmonia, bondade, beleza, grandeza e santidade. «Deus é amor» (1Jo 4,8) e tudo sustenta com a Sua Infinita Providência (Sab 11, 24-26; Heb 4,13). O Catecismo da Igreja Católica afirma que o mundo foi criado para a glória de Deus. A criação, sendo obra de Deus, não aumenta a Sua glória, mas a manifesta e a comunica para a nossa felicidade (CIC 293).

Deus criou o homem a «sua própria imagem e semelhança» (Gen 3,13).

«O homem é o ponto culminante da obra da criação» (Gen 1,26) (CIC 343). Segundo a intenção do Criador, ele deveria viver num paraíso terrestre (Gn 2,4-25), em perfeita harmonia com Deus, com a natureza, consigo mesmos e com os outros.

Deus criou o mundo em processo de perfeição. Criou o ser humano à «sua própria imagem e semelhança», colocou neste jardim que é o mundo, para com o seu trabalho levasse à perfeição a obra da criação. Deu confiou-lhe toda a criação. O Salmo 8 diz que Deus fez o homem um pouco inferior aos anjos, coroado de honra e glória, para dominar sobre toda a criação. Tudo quanto existe sobre a terra, as aves do céu e os peixes do mar (Sl 8, 5-8).

Os homens atuam livremente, por isso, podem pecar.

Deus leva à sério a liberdade das suas criaturas até ao ponto de permitir que elas se revoltem contra o Seu Criador. Deus permite que os homens atuem segundo o livre arbítrio e não impede as consequências negativas, mas também abençoa o bem para que seja fecundo de bons frutos. Por isso muita maldade que existe no mundo é devida as escolhas erradas dos homens.

Deus permite o pecado para ajudar o crescimento.

O profeta Oseias dá uma imagem poderosa e cheia de ternura: Deus atua como um pai que ensina ao filho a caminhar, acompanha-o sempre, mas não impede que ele caia, mas o ajuda a levantar-se para que apreenda a caminhar sozinho. Muitas falhas acontecem durante esta aprendizagem que dura toda a vida. Deus manifesta o Seu amor porque continua a criar os seres humanos, gerados no ceio materno e confiados à ternura de uma família. Nasce uma nova vida, uma criança. Ela cresce no tempo da infância, da puberdade, da adolescência, da juventude até chegar a idade adulta e deixar pai e mãe para formar uma nova família. Este processo de crescimento tem muitas falhas, é através delas que todos apreendemos. As limitações do crescimento humano podem explicar em parte o mal que existe no mundo, devido ao crescimento e as limitações humanas.

Na Carta aos Hebreus: «Deus trata-nos como filhos, e qual é o filho a quem o pai não corrige» (Heb 12,7). «Como um pai educa seu filho, assim Deus educa seu povo» (Dt 8,5).

Sem comentários:

Enviar um comentário