Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Reconhecer a nossa ingratidão

 Sejamos justos para com Deus

Não compreendemos a grandeza dos dons de Deus e, talvez, nunca chegaremos a compreendê-lo, nunca o compreendemos como deve ser. A nossa compreensão é sempre limitada e insuficiente. Por exemplo, quem pode compreender o trabalho escondido da natureza para produzir uma flor? Nem os cientistas conseguem examinar as riquezas contidas numa pequena pinga de orvalho. Como é que os homens poderão compreender a grandeza dos dons de Deus?

Deus desafiou a Abraão: «conta as estrelas do céu se conseguires». Naquela altura podia parecer um desafio imprudente. Contudo, passaram séculos e muito tempo já passou desde que Galileu apontou o primeiro telescópio para o céu e, ainda hoje, mesmo com os mais sofisticados telescópios, os homens não conseguem contá-las. O número das estrelas será sempre maior do que qualquer instrumento óptico possa contar. 

A Bíblia, portanto, continua a dirigir-nos o mesmo desafio: «experimentem contar os benefícios de Deus, se forem capazes!». Temos de reconhecer  que não damos atenção aos dons de Deus. Devemos ser justos para com Ele, reconhecermos que a Sua providência e generosidade para conosco são infinitas e superam de muito a nossa capacidade de compreensão.

Temos de remediar a nossa grande falta de gratidão para com Deus. Esquecemos o nunca deveriam ter esquecido, o que não nos é lícito esquecer: tudo o que temos e somos é dom de Deus.


Obrigado, Senhor, pelos dom da vida, 
pela dom da minha família, 
obrigado os meus pais
desde a minha conceição,
aguardaram o meu nascimento
e me acolheram-me carinhosamente.
como muito amor
e muitas outras pessoas
acompanharam o meu crescimento. 

Obrigado pelos semáforos
verdes ou vermelhos que colocastes
no meu caminhar e mudaram a orientação da minha vida.
Também isso era sinal do Vosso Amor
e da Vossa infinita Providência.
Obrigado, Senhor!

Obrigado porque a Sagrada Escritura
dá-me a conhecer a Vossa Bondade.
Obrigado por ter enviado o Vosso Filho amado 
para nos salvar.
Obrigado, pela vida que desabrocha
em todos os recantos da terra:
tudo canta e grita de alegria
pois a Vossa Glória imensa.
Obrigado, Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário