Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Agradecer a Deus: a face alegre da oração

A face alegre da oração

A oração de agradecimento liberta-nos da superficialidade porque aponta diretamente para Deus e nos ajuda a conhecer a Sua bondade infinita. A oração de agradecimento esconde o segredo da verdadeira alegria porque, agradecendo, abrimos o nosso coração, confiantes no amor de Deus.

A oração de agradecimento liberta-nos do nosso egoísmo, da nossa superficialidade, de todo o apego desordenado as coisas terrenas porque nos educa para a reflexão e para o amor. Além disso, agradecendo, abrimos o nosso coração a Deus e encontramos Nele a nossa felicidade.

O mal pior que ameaça e entristece a nossa vida é o egoísmo; mas oração de agradecimento liberta-nos, porque, com ela, deixamos de pensar em nós mesmo e nos centramos no amor de Deus. Sim, oração de agradecimento concentra a nossa atenção na bondade de Deus. Isto não significa que esquecemos os nossos problemas ou que estamos a fugir deles. Antes, esta forma de oração é um meio muito eficaz para os enfrentarmos com renovado optimismo, com a luz e a força de Deus.

A nossa hipersensibilidade dá-nos uma visão destorcida da realidade, pois vemos só os aspectos negativos e, muitas vezes, não conseguimos encontrar a felicidade dentro de nós, nem temos a capacidade de enfrentar os problemas com serenidade e coragem. A oração de agradecimento liberta-nos de todo pessimismo, ilumina a nossa vida com a luz do Amor de Deus e da Sua com a sabedoria de Deus, ajuda-nos a dimensionar os nossos problemas e a reconhecer neles os aspectos positivos.

A oração de agradecimento ilumina e simplifica os nossos problemas, dá-nos a certeza de que Deus, de maneira misteriosa, nos acompanha em todos os momentos da nossa vida e a força de enfrentá-los confiando serenamente na bondade de Deus

A oração de agradecimento é também uma forma concreta de oração para ficarmos vigilantes na fé. Com ela cresce em nós a consciência da bondade de Deus e atingimos a certeza de que Deus nunca nos abandona. Ele, como o sol, sempre nos acompanha, aquece os nossos corações, afasta as antipatias, desbloqueia as situações difíceis, torna-nos mais atentos para com os irmãos.

A oração de agradecimento é como uma grande palestra que nos orienta constantemente para Deus, pois Nele encontramos a verdadeira nascente da nossa vida, da nossa alegria e da nossa esperança. 

Senhor, também a minha vida está marcada pela cruz, pelas desilusões, pelos problemas ... e são tantos. Mas neste momento quero agradecer-Vos pela Vossa Presença consoladora. Obrigado, Senhor, pela força que me dais para avançar, pela coragem em enfrentar as diversas situações da vida. Obrigado pela capacidade que me dais de sorrir, de dizer uma palavra boa, de olhar para frente com confiança, porque Vós, estais sempre comigo. Obrigado, Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário