Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

O Segredo Messiânico no Evangelho de Marcos

O Evangelho de Marcos foi escrito na segunda metade do primeiro século, por volta do ano 64, durante a dura perseguição do imperador romano, Nero. Marcos quer dar alento aos cristãos perseguidos: Jesus é o Filho de Deus, mas ao mesmo tempo, profundamente humano, um Jesus sofredor, que se deixa crucificar, mas que sai vitorioso e ressuscitado. Os discípulos, imitando o exemplo do Mestre, conseguem dar-Lhe o supremo testemunho do martírio.

O Evangelho de Marcos, Jesus é o Filho de Deus e Filho do Homem. Como homem assume todo o sofrimento humano, até a paixão e a morte na cruz: é o Messias sofredor do profeta Isaías. Os cristãos perseguidos sabiam que era necessário passar pela cruz para alcançarem a glória da ressurreição. Assim, como Jesus manifestou a Sua identidade divina, diante de Pilatos, assim os discípulos revelam Jesus diante das autoridades, tendo a feliz esperança da ressurreição, passando pela experiência da cruz, até ao martírio.

Jesus é o Filho de Deus e, ao mesmo tempo Filho do Homem: é nesta dupla perspectiva que conseguimos compreender o “segredo messiânico”. De facto, Jesus pede insistente e até energicamente que não seja revelada a Sua identidade de Messias e Filhos de Deus. Os demónios sabiam que Jesus era o Filho de Deus (Mc 1,34), mas Jesus não lhe permitia que falassem (Mc 3,11). Aos doentes que curava, Jesus ordenava severamente que não dissessem nada a ninguém (Mc 1,44; 5,43; 7,36; 8,26).

Quando Jesus perguntou aos discípulos: «Mas vós, quem dizeis que eu sou?» Pedro respondeu, reconhecendo a identidade divina de Jesus, mas logo recebeu a ordem que «não o dissessem a ninguém» (Mc 8, 29-30). A incompreensão de Pedro, leva-nos a compreender que a divindade de Jesus, não pode ser separada da sua humanidade. Um Messias humano e sofredor será sempre um escândalo aos olhos humanos. A mesma coisa aconteceu com a Transfiguração. Só depois da Ressurreição é que o podiam revelar (Mc 9,9), porque só então resultava clara a Sua verdadeira humanidade, a humanidade do Filho de Deus, que incluía o sofrimento e a morte na Cruz.

Sabemos também, pelos relatos de Marcos, que as pessoas (discípulos, doentes, espíritos) não conseguiam silenciar. Era uma ordem que era sempre impossível cumprir. Era um segredo tão “surpreendente” que não podia ficar “segredo”. A verdade, por quanto se queira, nunca poderá ficar presa. Jesus é a Verdade, ninguém Lhe resiste. Jesus é um homem livre, diz a verdade, não se apega aos resultados imediatos, é livre da tentação de popularidade e de poder. Uma liberdade interior que brota da intimidade pessoal com o Pai.

Como explicar o “Segredo Messiânico”.

Há quem diga que se trata de uma sistematização literária, isto é uma forma de apresentar Jesus, mas que não corresponde à realidade. O Evangelista Marcos, serviu-se disso para dizer que Jesus é o Filho de Deus (Mc 1,1) – este é o seu objetivo – mas também que Ele se revelou progressivamente e, pública e definitivamente durante o processo e no alto da cruz (cf. Mc 9,9).

Uma outra explicação seria a seguinte: Jesus exigiu o «silêncio» para não se confundir com o messianismo judaico, que esperava um Messias de ordem política. Jesus preferiu o silêncio, para não ser mal-entendido. Outra explicação, seria para explicar o porquê os judeus não reconheceram em Jesus o Messias e o Filho de Deus. Neste sentido, a verdadeira identidade de Jesus, só pode ser conhecida por aqueles que o seguem; só na intimidade pessoal com Ele é possível vislumbrar o Seu mistério.

Sem comentários:

Enviar um comentário