Pesquisar neste blogue

sábado, 4 de março de 2023

Deus não poderia ter perdoado os Anjos?

Aqui colocamos a seguinte questão: Satanás viu o seu erro, a sua derrota frente a Deus, viu como ele próprio se deformou e, como ele, muitos outros anjos; não poderia, ele ter-se arrependido? E se se arrependeu, não poderia Deus perdoar-lhe e restabelecê-lo na sua condição de Anjo de Luz? 

A Igreja ensina que, no caso o Demônio se tivesse arrependido, Deus lhe teria perdoado, pois Deus é amor, é amor sempre! Mas a realidade é que o Demônio nunca se arrependeu e nunca se arrependerá; permanece para sempre fixado na sua rebelião, tal como continua ainda hoje, atacando as criaturas humanas, com as sua soberba e mentiras. 

A mesma coisa vale para os condenados. Deus pode fazer tudo, mas não pode perdoar a quem não se arrepende. É, de facto, impossível que Deus, tendo dado o dom da liberdade aos homens, perdoe a quem não se arrepende. Não é Deus que é incapaz de perdoar, é o homem que não quer ser perdoado. Existe um limite para além do qual a alma se endurece de tal forma que rejeita a graça do perdão. Nesse ponto, o Criador não pode fazer nada mais do que deixá-la seguir o seu caminho.  

Porquê Deus não pode perdoas aos demónios?

Sem comentários:

Enviar um comentário